segunda-feira, julho 17, 2006

Isto é Inteligência Coletiva

Fiquei sabendo pelo IDG Now que o MySpace é, hoje, o site mais visitado pelos internautas norte-americanos, ultrapassando até mesmo o Yahoo!Mail. Isso é um reflexo claro de que a interação é um caminho sem volta. Entretanto, nunca é demais lembrar que a convergência pura e simples de ferramentas e de tecnologia não é capaz de promover a interação entre as pessoas e a geração do conhecimento.

É preciso distingüir bem as coisas. A possibilidade de utilizar vários tipos de ferramentas em um mesmo meio é uma necessidade - fundamental -, pois facilita e permite que o trânsito da comunicação flua sem “engarrafamentos”. Sem tantos obstáculos, quem estiver disposto a compartilhar conhecimento e agregar informação, sairá ganhando. Mas aqueles que pensam que basta juntar tecnologia no mesmo ambiente para promover interação, dará com os burros n’água.

Veja o que aconteceu com o artigo Esperando agosto chegar, postado neste blog e republicado pela Webinsider. O pessoal da PHP-Nuke Brasil (CNB) publicou o artigo na comunidade deles, acrescentando, no final, uma informação que eu não detinha – a participação de dois membros da comunidade no projeto. É claro que este dado pode não interessar ao público em geral, mas é de extrema relevância no registro da trajetória do trabalho dos membros deste grupo.

Isto é Inteligência Coletiva. Isto é Web 2.0. Isto é wiki (what.I.know.is). Em bom português, “O que eu sei é...”

Obrigada, pela colaboração, rapazes. E parabéns pelo trabalho!

2 Comments:

At 10:24 AM, Anonymous Anônimo said...

Oi, Ana!

Você deve, com certeza, conhecer o Xoops.

Como Você compararia o Icox com o Xoops?

 
At 5:46 PM, Blogger Tercio said...

Multiplica esse "eco" informacional, citado no exemplo do PHP Nuke Brasil, milhões de vezes, dispersas no globo por um sem-número de usuários. Dá pra imaginar o que pode acontecer? A inteligência coletiva seria algo extremamente poderoso pra desenvolver ideias e aplicações nunca antes imaginadas. WEB 2.0 é um desafio a imaginação...

 

Postar um comentário

<< Home